Número total de visualizações de páginas
30/06/2008
Concurso de Fornos Solares
O Centro de Ciência Viva de Bragança este ano no dia do sol lançou o concurso de Fornos Solares.não ha energia electrica nem gás mas podem cozinhar na mesma como um forno normal usando apenas como fonte de energia a radiação solar.
A receptividade, segundo o coordenador do concurso, Eduardo Esteves, foi “muito positiva” e culminou, na passada terça-feira, com a apresentação de 22 protótipos de fornos solares desenvolvidos por equipas de três e quatro alunos. Testados no terreno pelos responsáveis, todos os fornos conseguiram atingir temperaturas entre um mínimo de 67 graus Celsius e um máximo de 73.3 graus Celsius.
Para avaliação, no entanto, foram tidos em linha de conta factores como a inovação, criatividade e estética. As regras impunham ainda que cada um dos protótipos tivesse uma dimensão de 50 por 50 centímetros e que no seu fabrico incluísse apenas materiais recicláveis e reutilizáveis, sendo vedado o uso de qualquer dispositivo electrónico ou eléctrico. Depois de um pré-aquecimento ao sol, durante 50 minutos, cada equipa colocou no interior do forno 25 centilitros de água cuja temperatura foi verificada ao fim de 60 minutos.
O protótipo que obteve o primeiro lugar do concurso, o “Solaris”, atingiu uma temperatura de 73.3 graus Célsius e foi desenvolvido por três alunos do 10º ano da Escola Secundária de Mirandela. Esta escola contou também com a presença dos utentes da APPACDM de Mirandela que têm vindo a desenvolver algumas actividades em conjunto com alunos e professores desta mesma escola.